É possível e compreensível que voce desconheça uma profissão chamada (até então) de Diretor de Estratégia. Não é, ou não tem sido tão comum encontrarmos este profissional, pelo menos não com este nome.
Mas qual o seu papel central, seu propósito e a contribuição que ele pode dar a uma organização?
O diretor de estratégia tem como foco atuar dentro e com as estruturas internas e eventualmente externas das Empresas, como parceiros de negócio, consumidores, demais agentes pertencentes ao ecossistema, (também conhecidos por “stakeholders”).
Este profissional pode estar envolvido na elaboração da estratégia ou em sua execução. Em ambos os casos, deve navegar com fluidez por toda a estrutura da organização, condição “sine-qua-non” para o sucesso de sua atividade.
Um estudo elaborado pelo MIT com profissionais que ocupam esses cargos em empresas britânicas que compõem o Índice FTSE 100 (que representa o desempenho das 100 maiores companhias de lá em capitalização de mercado) aponta a variação destes papéis, o que gerou uma certa classificação de acordo com a forma de atuação. São elas:
Consultor interno
Assemelha-se com o tradicional consultor externo, diferenciam-se pelo fato de atuarem internamente, de serem parte da estrutura organizacional. Seu foco quase que exclusivo é a formulação da estratégia em si com a sua equipe. Seu perfil analítico pode ser entendido como uma das principais características.
Especialista
Tipicamente, é aquele profissional com habilidades altamente especializadas, não disponíveis na organização. Este profissional normalmente orbita a organização, naquilo que se refere a interação interna, com a estrutura. É normalmente alguém externo, com foco bem definido para um determinado projeto ou objetivo. Ainda assim, precisa ter grande entrosamento com a cúpula da empresa, ser profundo conhecedor da estratégia, identidade, perfil e objetivos de todo ecossistema.
Coach executivo
Profissional com foco na formulação e desenvolvimento da estratégia com as unidades de negócios, deve ter livre acesso ao comando da empresa, visto desempenhar um papel essencialmente estratégico.
Visa garantir sempre o alinhamento com a gestão da organização, fornece informações de alto valor para as pessoas, de forma que essas possam criar a estratégia, tendo sempre como pilares a prática do diálogo e da comunicação eficiente e eficaz.
Agente de mudança
De forma análoga ao especialista, este profissional está focado na execução dos planos estabelecidos. Em contraste com especialistas, porém, eles agem através das unidades de negócios como facilitadores para garantir que as estratégias sejam promulgadas com fidelidade.
Justamente quando (e muito frequentemente) as engrenagens não se encaixam em uma organização é mandatório garantir envolvimento e comprometimento das pessoas para a obtenção dos resultados.
Atuam sempre após a definição da estratégia corporativa, não em sua elaboração.
Chamo a atenção do prezado leitor para o ineditismo que esta atividade sugere. Minha leitura é de que esta atividade pode oferecer leituras e percepções abrangentes e estratégicas do cenário da organização, incluindo suas dinâmicas de relacionamento internas, elementos vitais para uma gestão humanizada e moderna. É o que entendo como sendo um grande valor agregado.
E você?