Cultura organizacional é como oxigênio. Você não vê, mas ele está lá, te envolvendo completamente, e sua ausência é impossível.
Você não escolhe qual oxigênio vai consumir, pela própria impossibilidade, mas você pode escolher com qual cultura organizacional você vai se alinhar e se identificar, e para isso é preciso ter olhos e ouvidos atentos, é preciso autoconhecimento para que esta avaliação seja a mais coerente possível, para você em primeiro lugar.
Sua carreira pode ser destruída quando não se observa este pequeno “detalhe”. A cultura da organização é um dos condutores da forma como tratamos e lidarmos com os colaboradores, com consumidores, fornecedores, governo e todos aqueles com os quais, querendo ou não, nos relacionamos.
Essas práticas acabam por denunciar a cultura da empresa, mas tem um preço, pois faz uso de nossa pessoa como portadora, como materializadora dessas práticas, de maneira que com extrema facilidade liga-se o nome a pessoa. Ou seja, atitudes antiéticas, ilegais, imorais passam a ser atribuídas a você, como sendo efetivamente seu. E o mercado vem se tornando cada vez mais intolerante com essas posturas, vide o que preconiza o conceito de E.S.G, como um breve exemplo.
O inverso é também verdadeiro. Cuidado com quem toma a frente de sua organização, pois ele é o porta-voz da sua empresa e vai construir sua imagem diante do mercado, o que pode ser igualmente prejudicial e danoso para ela.
A história guarda inúmeros casos em que organizações seculares tiveram prejuízos imensos por conta de desvios em sua conduta, ou por conta dela mesmo. Sugiro ver a série “na rota do dinheiro sujo” para uma enxurrada de exemplos a não serem seguidos.
Não à toa se diz que elementos de soft-skills são primordiais e essenciais especialmente para cargos de liderança. É ela quem propaga o conjunto de valores da empresa, e o que estabelece uma conexão positiva é o alinhamento entre a liderança e empresa. Todos são responsáveis por este vínculo e sua manutenção.
Cultura é um elemento vivo, e precisa ser tratada todo dia.
Obrigado pela leitura.
Veja mais em https://robertocarvalho.net/breve-consideracao-sobre-a-lideranca/
Pingback: Cultura organizacional: Voce está sendo filmado! - Roberto Carvalho