Seja responsável por suas buscas e caminhos

O que mais tem por aí são os caminhos fantásticos e milagrosos para o alcance de praticamente qualquer coisa. Neste momento, a abundância e a prosperidade viraram item de prateleira, fáceis de serem alcançados no famoso modelo do passo a passo.

É como se este objetivo, da abundância e prosperidade, não dependesse de uma avaliação, qualificação e dimensionamento próprios do indivíduo. Deixa, eu digo o que é isso, por e para você.

Da mesma forma, vamos ignorar sua trajetória e seu momento, afinal, qual a relevância disso? Você não é tão importante assim.

Na sequência, deixamos de lado suas tentativas anteriores, suas simbologias e significados atribuídos à sua trajetória. Eu sei o que é bom para você, fique tranquilo.

Também não é preciso desenvolver autoconsciência, e nem protagonismo, afinal eu sou sua consciência. De novo, eu sei o que é bom e o quanto você merece ter.

Se esses exemplos doeram seus tímpanos, parabéns. Mas infelizmente é o que vem acontecendo em um mundo de consumo rápido, superficial e de resultados ainda mais rápidos, economizando assim qualquer desprendimento de energia do indivíduo. E sua capacidade de realização, claro.

Atuo com mentoria executiva, portanto, não sou avesso as práticas de apoio e direcionamento. A questão é a forma como isso vem sendo praticado e se apresentado. E isso sim tem me incomodado muito.  Incomoda-me a pasteurização de questões complexas, que envolvem tantos outros elementos que são sistematicamente ignorados pelos “gurus” do momento, que atendem a um público ávido por soluções trazidas de fora, dada pelo outro.

Não é isso o que o mercado vem pedindo e buscando. Uma das características mais evidentes e que é objeto de desejo das organizações é a capacidade de resolver conflitos, em conjunto com o pensamento crítico. E é justamente dessas competências que esses processos te distanciam, fazendo de você um repetidor de palavras e pensamentos prontos.

Por favor, seja um protagonista responsável por suas escolhas, dispense os inúmeros “doutores” ou mágicos espalhados por aí. Tem muita gente boa e séria que pode te ajudar de fato. Recuse os “passo a passo”, ou seja muito criterioso, pelo menos. Capacite-se, veja, estude, converse, aprimore-se, amplie seu arsenal, mas nunca abra mão da sua trajetória, em que você seja o capitão do time, não um processo qualquer.

Posso contar vários casos em que me dei bem, e vários (talvez ainda mais) de casos em que me dei mal. Isso serve para mim como aprendizado e referência passada, jamais como receita futura para todo e qualquer profissional. Eu ter trilhado o caminho “A” ou “B” traz apenas a minha experiência, dentro daquele contexto e dentro das minhas próprias limitações, na linha do tempo. Nada disso é igual ao que você, caro leitor, tenha. Por mais que possa parecer igual.

Seja dono do seu caminho, faça escolhas!

Obrigado por sua leitura

Veja mais em https://robertocarvalho.net/como-ser-o-que-quiser-em-um-unico-passo/

Este post tem um comentário

Deixe um comentário