Thinking Environment: O que é e qual sua importância?

 

Thinking Environment pode ser compreendido como uma metodologia que impulsiona e promove a criação de ambientes que facilitem a geração de novas ideias. Esta abordagem entende que a geração de novas idéias fica muito mais facilitada na medida que encontra ambientes favoráveis para sua criação. Entende também que acaba promovendo uma maior a qualidade das conversas e das interações com resultados bem mais interessantes para criação de coisas novas.

Thinking Environment lança mão de alguns artifícios para melhorar a relação interpessoal, sempre buscando criar e tornar o ambiente mais saudável, produtivo e inovador. Níveis de escuta, perguntas incisivas, apreciação, inteligência coletiva, leveza e diversidade são componentes fundamentais para a geração de ideias inovadoras.

Portanto, se você pensa em inovar, parabéns! Talvez encontre dificuldades em praticar a inovação dentro deste momento VUCA pelo qual passamos, o que é absolutamente compreensível e legítimo. Por outro lado, conceitos como “Lifelong learning”, ou em bom português Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo sugerem que estejamos sempre à frente das mudanças, e não atrás delas. Não há mais tempo, é preciso diluir a vulnerabilidade, a complexidade, a ambiguidade e a incerteza em modelos de gestão que se inovem, eles mesmos, para que possam gerar novos resultados, novas realidades.

A inovação demanda a revisão da forma como funcionamos hoje dentro das organizações, como criarmos e oferecemos produtos e serviços, qual nosso propósito enquanto entidade que interage intensamente com o mercado, com os consumidores, com as pessoas. É inegável que o mundo líquido, assim como protagonizou o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman (1925/2017), esteja cada vez mais proeminente e que portanto deva ser fortemente considerado em nossas ações e planejamentos. Segundo Bauman, “Vivemos um tempo em que estamos constantemente correndo atrás. O que ninguém sabe é correndo atrás de quê”.

Isso nos coloca o grande desafio de sermos inovadores, cada vez mais, cada vez mais rápido, cada vez mais humana, e cada vez mais inclusiva. É preciso desconstruir modelos e paradigmas antigos para criarmos novos. Thinking environment portanto é um importante conceito que apoia esta trajetória, ao mesmo tempo que desafia gestores e colaboradores.

Esse é o mundo VUCA.

Deixe um comentário