Qual espaço as escolas de negócio não cobrem?

Admitamos: Nunca foi tão fácil, conveniente e barato estudar. Boas escolas oferecem gratuitamente, ou a custos muito acessíveis, conteúdos riquíssimos. Suas ofertas permitem você ser assertivo na jornada, estudando o tema que mais se enquadra em sua demanda, permitindo foco e otimização dos recursos.

Assim sendo, se você quer se aprimorar em por exemplo Design Thinking há uma oferta extensa que trata deste conteúdo, e até onde vejo todas com qualidade em sua abordagem e material, permitindo acesso ao tema de maneira prazerosa. Isso vale para um sem número de conteúdos, todos aplicáveis no dia a dia da empresa ou do indivíduo. Praticidade e economia de tempo parecem ser a chave do momento neste campo.

Mas então, o que falta? Há sem dúvida uma lacuna entre os conceitos e algumas práticas dadas em aula com o cenário efetivo do aluno e seu ecossistema. E é ai que a mentoria executiva entra: Para dar amparo ao profissional em sua jornada de implementação do tema escolhido, abarcando as variáveis não abordadas em aula, e considerando diversos elementos e variáveis que surgem no decorrer da prática, “a vida como ela é”.

Todas as formações ignoram o contexto de cada indivíduo – o que faz todo sentido, pois de outra forma não conseguiriam entregar no volume que se propõem – e partem do princípio de que aquele conteúdo seja absorvido uniformemente, mas ainda assim afirmo que uma coisa é a absorção daquele conteúdo, sua interiorização, e outra coisa é a forma de se aplicar e como responder as outras demandas que esta aplicação gera tanto no indivíduo quanto no grupo ou empresa em que atua.

Somos mais que conhecimento específico: Os elementos comportamentais estão obviamente sempre conosco e fazendo parte de nossas decisões, posturas, ações e pensamentos. São eles que dão o contorno de tudo o que nos propomos a fazer. Toda decisão é emocional, portanto, não se pode ignorar as emoções, sobretudo nos ambientes grupais, mais complexos e dinâmico, exigindo competências que se somam àqueles obtidos em sala de aula. Mesmo a inteligência emocional precisa ser estudada, mas principalmente praticada e com a prática obter conhecimento duradouro.

E você, o que pensa a respeito?

Leia mais

Deixe um comentário