Não busque respostas, elabore perguntas.

Professor Negro Respondendo A Perguntas Do Aluno

Atenção! O hábito de buscar respostas pode trazer algumas armadilhas, sendo uma delas a busca por algo que nos acomode na situação ou que nos isente de tomarmos qualquer atitude, de sermos protagonistas e responsáveis pelo que desejamos.

Penso que uma resposta tenha o pressuposto básico de trazer algo conclusivo. Ela fecha um ciclo, cala dúvidas, põe fim a uma espiral de elucubrações e portanto de criação e geração de possibilidades distintas e diversas.

Quando nos movemos no sentido de encontrarmos respostas, sequer olharmos para nós, tampouco para nosso entorno. O ouvir empobrece, a comunicação fica falha, a compreensão, a diversidade e a inovação ficam em segundo plano. Encaramos essas possíveis situações como problemas, e problemas devem ser resolvidos.

Problemas não podem ser matéria prima para a criação de novos cenários, novos aprendizados? Podem. Veja bem, mesmo aqueles problemas emergenciais, nos possibilitam o aprendizado, a digeri-las adequadamente. Nem sempre isso nos é possível quando o problema acontece, mas ainda assim servirá sempre como possível combustível para momentos futuros. Aprendemos com eles, seja em que momento for, mas é condição “sine-qua-non”  que tenhamos o genuíno desejo de assim sermos.

A zona de conforto é um grande desafio a ser superado. Todos os dias, sempre. Precisamos ser observadores de nós mesmos, precisamos construir gradativa e constantemente a auto estima, dando-nos a oportunidade de renovar, de pesquisar, de descobrir e de criar. Somente assim faremos com os demais, incluindo nossos colaboradores, parceiros, amigos, familiares, etc. Estamos sendo sempre propagadores daquilo que cremos. Seria bom se tivéssemos cada vez menos certeza e cada vez mais dúvida. A construção da resposta pode estar ao nosso redor, o que nos inclui. Esta resposta pode ser a coleção de fragmentos colhidos no decorrer da viagem. A troca, o diálogo e o embate construtivo de ideias nos possibilitam um novo cenário, que será feito por ninguém mais ninguém menos do que nós mesmos.

Não alimente respostas. Incentive as dúvidas. Disso eu tenho certeza !

Obrigado pela leitura,

Este post tem 2 comentários

  1. Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário