Pois bem. Há muito se fala de que devemos ter um propósito que dê sustentação, sentido e significado para a vida, algo que nos diga que aquilo que fazemos vale a pena, e porque vale a pena. Reflete tanto em nossa vida pessoal quanto na profissional.
Falemos então do tal proposito. Minha trajetória foi impulsionada desde o início pelo interesse em aprender, mas também pela forte necessidade de me sustentar e bancar minhas demandas e desejos. Aos 45 anos aproximadamente, decidi (ou entendi) que eu já poderia fazer escolhas, já que estava na estrada desde os 13 anos. O único ponto é que eu não sabia para que lado ir. Tomar decisões a cerca de si mesmo só é fácil quando é para os outros…incrível como para nós mesmos isso s torna tão difícil. Talvez seja a falta de hábito de sermos protagonistas, e talvez de termos chances na vida que nos permitam escolher. Enfim, fui atrás de ajuda, de maneira que pudesse construir com maior clareza o cenário desejado. Aprendi que para construir algo de valor, devo olhar primeiro para mim, e depois para o resto do planeta. Esse é um dos segredos.
Lendo e vendo um jovem autor americano, chamado Simon Sinek, autor do livro “Encontre seu porque”, obra que deriva do seu conceito “The Golden Circle”, compreendi que este processo fica mais fácil e sólido de ser construído quando consideramos sua lógica. Vamos a ela.
Comece pelo Por quê
“para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”
É o propósito do empreendimento. Cada negócio deveria começar pensando no porquê de sua existência a fim de elaborar produtos e serviços com os quais as pessoas possam se identificar.
Garanta que o propósito da empresa esteja alinhado com o do empreendedor, que quanto mais for compartilhado internamente, mais firme e coerente os movimentos da organização serão.
Depois, o Como
Como a empresa busca atingir seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão?
Aqui entram crenças e valores, que é o que irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com base firme.
Por fim, o O quê
Este é o resultado, seu produto final, o que dá concretude ao seu empreendimento. Aqui é onde se define o que você faz ou vende.
Adotei esta metodologia por vários motivos: praticidade, agilidade e flexibilidade. O processo de construção trouxe-me a oportunidade de flexionar o raciocínio e expandir minha visão sobre minhas atividades.
Além disso, ela traz outros benefícios colaterais, como a ajuda que dá aos líderes de se comunicarem de maneira mais assertiva com colaboradores, clientes e fornecedores, aumentando a sua identificação com a empresa e elevando o valor da marca.
Sempre critiquei muito este tema de propósito, por várias razões. Questões sociais e econômicas me dão a impressão de que propósito seja uma escolha, mas que precisa ser possível, algo distante da maior parte de nossa população que trabalha mesmo é para comer.
Mas o mundo não tem um lado só, e para aqueles que tem essa possibilidade, sugiro considerar que esta metodologia pode impulsionar não apenas seu negócio, como também ampliar a perspectiva de vida de muita gente. Se você contratar um profissional para executar uma determinada função, ele muito provavelmente vai trabalhar pelo dinheiro. Mas, quando a contratação evidencia e é pautada nas convicções da organização, aqueles que estabelecerem um vínculo com elas irão provavelmente trabalhar com muito mais motivação e entusiasmo, gerando resultados positivos tanto para ele como para a empresa.
Sugiro que considere esta abordagem, e que a promova juntamente com sua coletividade. Se precisar de ajuda, será um prazer contribuir!
Por fim, meu propósito é:
“Impulsionar pessoas e negócios, de maneira que através de seu trabalho e de seu desenvolvimento contínuo, um mundo melhor seja possível a todos.”